13/05/2021

Parker 75 - Caneta de luxo

O nome é função dos 75 anos da Parker na ocasião do desenvolvimento da caneta, assim como o fora a "51".

Período de produção: 1964/1994.

Em 1964 foi lançada no mercado a Sterling Cicelé com corpo e tampa em prata 925 (20,5 gramas nas primeiras e 15 gramas mais tarde), pena de ouro 14K, clipe e extremidades banhadas a ouro. Corpo e tampa quadriculados em hachura (Crosshath). Ergonômica, com seção triangular e ajustável ao modo do usuário, acompanhava até uma ferramenta (uma pequena chave de plástico) para o ajuste da ponta sem que precisasse manuseá-la diretamente. Marcações em anel de metal com um O e l gravados auxiliam o ajuste. Foram também disponibilizadas várias possibilidades de espessuras de penas, que poderiam ser trocadas. A espessura é identificada com um número de dois dígitos gravados no alimentador (por exemplo: 66 = pena média). De início estas canetas custavam U$25,00 (corrigindo para 2021 seria algo em torno de U$200,00).

Estas canetas vinham com conversor, mas aceitam também cartucho, como as 45. Há diferença entre os conversores e acoplamento rosqueável da seção ao corpo das primeiras edições e as posteriores. *

Em 1970 o topo da tampa das canetas foram fabricadas com cavidade circular (Dish Top)  que permitiam a personalização da caneta com a aplicação de pequenos discos (tassie) como por exemplo um logotipo de empresa ou letras iniciais de nomes. Esta modificação as diferencia em primeiro (Flat Top) e segundo tipo (Dish Top).

Durante os 30 anos de produção foram fabricados muitos modelos, várias edições especiais e limitadas, como a Treasure Cicelé, fabricada com prata recuperada da frota espanhola afundada na costa da Flórida em 1715 (U$75,00 na época). Há também  modelos diferentes dependendo do país que fabricou. 

Por toda esta diversidade, qualidade e inovações é uma caneta bastante colecionável.

* As canetas da primeira edição foram fabricadas com rosca metálica. Há outras pequenas diferenças: na fixação do clipe e na gravação do número da pena no alimentador.