Na primeira metade do século XX os maiores fabricantes de canetas eram conhecidos como os quatro grandes, ou "big four". Eram eles: Parker, Sheaffer, Waterman e Eversharp, todos americanos.
25/07/2022
A dança corporativa das grandes marcas
18/07/2022
Inscrições & símbolos
O corpo, a tampa, o clipe, a pena, o alimentador e o invólucro do sistema de abastecimento das canetas tinteiro podem conter inscrições que ajudam a conhecer melhor a caneta e até na datação da mesma. Pode haver ainda símbolos com significados interessantes. Alguns exemplos:
11/07/2022
Duofold e a "big red"
Ano, 1921. Ideia: fabricar uma caneta vermelha. Parece que a Parker resistiu inicialmente a essa ideia, mas foi assim que nasceu uma das mais icônicas canetas tinteiro, a "big red".
06/07/2022
Sites de referência
Os links abaixo são caminhos de alguns sites de referência para várias necessidades de pesquisa, procura ou compra e manutenção de canetas.
1-Biblioteca (manuais, catálogos, publicidade, etc...)
https://
2-Lojas de canetas antigas
https://starfountainpen.com.
3-Lojas de canetas novas
https://www.virtucanetas.com.
4-Manutenção e vendas
https://www.casadascanetas.
https://dinastiadascanetas.
5-História
http://www.fountainpen.it/
01/07/2022
Conversor: universal x proprietário
Muitos usuários das canetas tinteiro não simpatizam muito com o uso de cartuchos descartáveis de tinta, pelo custo/benefício e limitação de cores, e portanto, logo após adquirir uma caneta com este sistema de carga saem a procura de um conversor próprio. Canetas c/c (cartucho/conversor) dominam o mercado de canetas novas e para converter uma caneta que venha acompanhada apenas de um cartucho em uma caneta com um sistema de abastecimento próprio de tinta engarrafada é preciso adquirir um conversor compatível.