O húngaro Lászió Biró patenteou a esferográfica em 1938 e chegou a produzir a caneta Birome na Argentina, mas foi o americano Milton Reynolds quem protagonizou os primeiros sucessos de venda em 1945 nos EUA. Biró havia vendido os direitos de sua patente em 1944 para a Eversharp, mas Reynolds modificou o projeto original que funcionava por capilaridade por outro que funcionava por gravidade, usando uma tinta mais fluida. Assim se protegeu dos direitos de patente alheio e se antecipou à Eversharp no mercado americano, mas gerou problemas de qualidade no produto, pois as canetas vazavam.
22/10/2022
Reynolds, uma lenda viva
29/08/2022
Datas da Parker
A Parker ao longo do tempo marcou no corpo de suas canetas códigos de identificação das datas em que foram fabricadas.
22/08/2022
A longeva Parker 45
Canetas com cartucho foram testadas no mercado muito antes da Parker 45. Por vários motivos, nenhuma delas obteve o sucesso pretendido.
15/08/2022
A efêmera Parker 41
Para atender um nicho de mercado específico a Parker introduziu em 1956 a Parker 41, apelidada de Debutante.
08/08/2022
Made in China
Muitos aficionados e colecionadores de canetas têm preconceito com as marcas chinesas, apesar de alguns indicarem como boa alternativa para iniciantes, devido ao baixo preço.
01/08/2022
Lucky Curve e Jack Knife
25/07/2022
A dança corporativa das grandes marcas
Na primeira metade do século XX os maiores fabricantes de canetas eram conhecidos como os quatro grandes, ou "big four". Eram eles: Parker, Sheaffer, Waterman e Eversharp, todos americanos.
18/07/2022
Inscrições & símbolos
O corpo, a tampa, o clipe, a pena, o alimentador e o invólucro do sistema de abastecimento das canetas tinteiro podem conter inscrições que ajudam a conhecer melhor a caneta e até na datação da mesma. Pode haver ainda símbolos com significados interessantes. Alguns exemplos:
11/07/2022
Duofold e a "big red"
Ano, 1921. Ideia: fabricar uma caneta vermelha. Parece que a Parker resistiu inicialmente a essa ideia, mas foi assim que nasceu uma das mais icônicas canetas tinteiro, a "big red".
06/07/2022
Sites de referência
Os links abaixo são caminhos de alguns sites de referência para várias necessidades de pesquisa, procura ou compra e manutenção de canetas.
1-Biblioteca (manuais, catálogos, publicidade, etc...)
https://
2-Lojas de canetas antigas
https://starfountainpen.com.
3-Lojas de canetas novas
https://www.virtucanetas.com.
4-Manutenção e vendas
https://www.casadascanetas.
https://dinastiadascanetas.
5-História
http://www.fountainpen.it/
01/07/2022
Conversor: universal x proprietário
Muitos usuários das canetas tinteiro não simpatizam muito com o uso de cartuchos descartáveis de tinta, pelo custo/benefício e limitação de cores, e portanto, logo após adquirir uma caneta com este sistema de carga saem a procura de um conversor próprio. Canetas c/c (cartucho/conversor) dominam o mercado de canetas novas e para converter uma caneta que venha acompanhada apenas de um cartucho em uma caneta com um sistema de abastecimento próprio de tinta engarrafada é preciso adquirir um conversor compatível.
20/06/2022
Lamy 2000
Desde 1966 a caneta tinteiro Lamy 2000 se mantém em produção e ainda hoje é uma das canetas mais desejadas pelos aficionados.
13/06/2022
O plástico, a resina e os preciosos polímeros
O corpo e a tampa das canetas são basicamente fabricados a partir de dois tipos de materiais: metal e/ou polímeros.
06/06/2022
Eversharp Skyline
A Wahl-Eversharp era considerada uma das quatro grandes entre as marcas de canetas, ao lado da Parker, Sheaffer e Waterman. É uma marca que se destacou e é ainda muito lembrada pelo estilo e qualidade.
Uma de suas canetas mais icônicas foi a Skyline (inicialmente Skyliner) produzida entre 1941 e 1948. Nesta época, pela quantidade de canetas produzidas se equiparou com as "51". Seu design ficou marcado como futurista e lembrava o perfil de uma moderna locomotiva daquele tempo.
Possuía uma novidade, que era um tubo de respiro para evitar vazamento por diferença de pressão em aviões. A operação de sua alavanca lateral difere ligeiramente das demais, pois seu percurso é limitado devido a presença desse tubo que fica dentro do reservatório de borracha.
Era comercializada em três tamanhos: Executivo, standard e demi (ou lady).
O clipe preso ao topo da tampa esconde a caneta no bolso, o que era ideal para uso com uniformes militares, pois permite o fechamento da aba.
A empresa foi adquirida pela Parker em 1957.
01/06/2022
Conklin e Mark Twain
Roy Conklin inovou ao patentear o sistema de abastecimento de tinta conhecido como Crescent Filler em 1897. É citado como o primeiro sistema funcional para canetas tinteiro de auto abastecimento. Era uma peça em forma de meia lua que ficava na lateral do corpo da caneta e que ao ser pressionada comprime um reservatório de borracha para sugar a tinta. Era complementado por um anel central móvel para travar o mecanismo
22/05/2022
Montblanc Meisterstück
A linha de canetas tinteiro Meisterstück da marca alemã Montblanc se apresentou no mercado em 1924 e vários modelos foram produzidos daí em diante. Alguns dos mais conhecidos hoje são: 144 (Classic), 145 (Chopin), 146, 147 (Traveller) e 149. (1)
02/05/2022
Sheaffer's pneumáticas
01/05/2022
Esterbrook e a Dóllar Pen
Poucas marcas são tão tradicionais quanto as canetas americanas Esterbrook. De 1858 a 1971 foram produzidos muitos modelos e era conhecida tanto pela qualidade quanto por preços mais acessíveis. Eram famosas pela facilidade de substituição das penas, que eram simplesmente rosqueadas no corpo e existiam em várias espessuras. Podiam então ser encontradas avulsas nas lojas e trocadas pelo próprio usuário.
01/03/2022
Parker 180
Em 1977 a Parker lançou um modelo de caneta com algumas características diferentes, conhecida como Parker 180. O corpo é bem mais delgado que as tradicionais, mas o principal apelo comercial era dirigido para sua pena inovadora que foi projetada para escrever em duas espessuras, bastando para tal girar a caneta 180 graus, daí seu nome. Duas opções de penas foram disponibilizadas. Uma com ponta Fina/Grossa e outra com ponta Extra fina/ Média, marcada no alimentador. Essas penas também eram diferentes das tradicionais, com aspecto mais pontiagudo e de material mais rígido, com uma peça adicional de reforço inserida
27/02/2022
Aficionados: perfis e mercado
Todos sabemos das dificuldades de encontrar e adquirir instrumentos de escrita antigos, entretanto, a internet revolucionou o mercado e colocou a disposição possibilidades inimagináveis há tempos atrás. Se antes esses objetos tinham que ser garimpados em lojas e antiquários físicos, hoje podemos procurar e pesquisar em sites de venda especializados ou não e leilões no mundo inteiro sem sair de casa.
As desvantagens de compras online são os riscos inerentes, ou seja, a idoneidade do vendedor e não saber exatamente as condições dos objetos, que muitas vezes são ofertados no estado em que se encontram e que não é possível avaliar a distância todos os problemas. Há ainda o custo do frete, que pode inviabilizar a compra.
Claro, sites especializados oferecem produtos normalmente revisados e em boas condições, mas cobram por isso. Aficionados e colecionadores mais exigentes preferem esse caminho de baixo risco, mas pagam caro. Outrossim, há vários perfis de aficionados, seja pelo poder financeiro de cada um ou mesmo de preferências pessoais e até sentimentais.
Por exemplo: Aficionados menos exigentes, que apreciam esses objetos e normalmente fazem uso deles em seu dia a dia não se importam muito com pequenos danos em canetas e lapiseiras antigas, desde que não interfiram em seu correto funcionamento. Estão cientes que foram fabricados com alta qualidade e feitos para durarem muito tempo. Pequenos danos são marcas do uso e alguns até gostam destas cicatrizes.
Para quem se aventura neste mercado de maior risco e menores preços, eventualmente se depara com a necessidade de realizar alguma manutenção em peças compradas e normalmente procurar serviços prestados por terceiros. Neste caso não há meio termo, pois por serem artesanais são serviços de mão de obra caros. Se adicionalmente houver necessidade de substituição de peças o custo pode se tornar inviável. Daí a importância disso tudo ser pensado e avaliado antes das compras.
É surpreendente como canetas e lapiseiras tão antigas e bastante usadas possam ainda funcionar tão bem, manter seu bonito aspecto e escrever melhor que muitas atuais. São objetos feitos para durarem bastante tempo, muitos fabricados antes de nascermos e que ainda estarão por aí depois de nós.